Left Continue navegando
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

OTIMIZE TEMPO E DINHEIRO COM A GESTÃO DO SEU ESTOQUE

Engana-se quem acha que gerir um restaurante é apenas se importar em servir pratos deliciosos e ter um bom atendimento. Existem diversos fatores que são essenciais para garantir o sucesso desse negócio. A alta demanda de produtos adquiridos pede uma atenção mais que especial para o estoque. 

Seja qual for o seu empreendimento que lide com produtos, insumo, matéria prima ou produto acabado, o estoque pode ser um grande aliado ou um vilão. Estamos falando de um processo de suprimentos que precisa ser eficiente. Com um bom controle de estoque você conseguirá maximizar o nível de atendimento da demanda, reduzir custos e otimizar a eficiência operacional dos processos.   

Diversas pesquisas do mercado varejista mostram que a falta de estoque pode fazer com que uma loja perca um em cada 100 clientes. Gerenciar sabiamente o estoque pode gerar além de muita ajuda uma economia considerável. 

A capacidade de organizar e controlar a quantidade de cada item em um determinado momento otimiza os processos e faz com que você entenda seu portfólio de produtos e suas demandas, que por sua vez irá determinar as necessidades de compra.  

É possível utilizar técnicas com o objetivo de melhorar tanto a rotatividade dos itens quanto a conservação. 

 

Separamos 5 dicas importantes para te ajudar nesse gerenciamento:

Conheça o seu estoque

Você precisa conhecer bem o seu estoque e todo funcionamento dele. Pois precisará saber o momento certo para realizar um novo pedido para reabastecer o estoque de um produto.

É importante considerar que existe um intervalo de espera entre o pedido novo e o abastecimento do mesmo no seu estoque, por isso conhecer o volume de utilização diária do produto para atender a demanda é de extrema importância.

Ainda que você tenha um software que faça a automação do seu estoque, é necessário que a contagem seja feita periodicamente, de preferência em ciclos, para garantir que os dados refletem a realidade.

É importante precaver.

Quando falamos de restaurantes, também estamos falando de imprevistos possíveis. Por isso é importante ter um estoque de segurança para cada produto, considerando um aumento não esperado na demanda. 

Para definir essa quantidade você precisa levar em consideração períodos sazonais, eventos na região e o seu volume de vendas nos dias comuns e nos melhores dias.  

Organização e automação 

Atualmente a tecnologia é uma grande aliada em todas as áreas, e não seria diferente com seu estoque. Já é possível automatizar esse gerenciamento através de um software, que vai te dar atualizações constantes e total controle. 

Você terá uma visibilidade completa de seus produtos, e do seu ciclo de vida, iniciando no pedido até a utilização. 

Pode ocorrer um aumento de até 25% na produtividade das empresas, um ganho de 20% no uso do espaço e uma melhoria de 30% na eficiência do uso do estoque se, ao utilizarem um sistema para gestão do estoque, processarem os pedidos de maneira integrada.

Outra iniciativa importante para essa organização é você separar por categorias o seu estoque, considerando utilização, validade e a linha de produtos a qual pertence.  

Bom relacionamento com os fornecedores

Essa comunicação é fundamental e vai te ajudar tanto nas situações corriqueiras como em questões de urgências.  Pedidos de emergência, renegociação de pagamentos e prazos e condições especiais que você adquirir ao longo desse estreitamento. 

Evite perdas e desperdícios 

Outro erro muito comum que leva ao gasto desnecessário é o excesso de estoque. A desatenção para esse fator pode gerar muito prejuízo, principalmente em épocas de crise.

É possível evitar que isso aconteça concentrando os investimentos nos produtos mais lucrativos e que vendem melhor, mas a única maneira de fazer isso acontecer é fazendo a análise mês a mês de saída. 

Armazenar produtos de forma indevida, também causa avarias, gerando desperdício.   A falta de controle desses produtos perecíveis também são causas frequentes de perda de mercadoria.

Facilite o processo de compras

Hoje um dos maiores inimigos do estoque é o processo de compras, que por sua vez pode se tornar uma grande dor de cabeça. Análise de propostas, comparativo de preços, prazo de entrega, vendedores, deslocamento, filas,  atrasos e até pedidos que são entregues errados.

Já é possível otimizar tempo nessa dinâmica de compra de produtos. A Praso te oferece diversas facilidades no conforto do seu negócio. Com o smartphone ou notebook você pode acessar o nosso site, conhecer a diversidade de produtos e marcas e realizar seu pedido com um cadastro simples e ainda ter até 7 dias para pagar após o faturamento.

Você, livre de filas, de orçamentos e tratativa com terceiros. Além de tudo isso, nossa entrega é grátis e chega até você em 1 dia útil. Conheça mais em nosso site e descubra todas as vantagens de ter um distribuidor online para o seu restaurante.

Samuel Carvalho

Deixe um comentário